O momento da decisão não é um clique rápido, certeiro, único e nem sempre é muito preciso. Na real, pouco tem a ver com o momento decisivo, divisor de águas na fotografia. São necessárias horas de trabalho e reflexão para chegar a um veredito. E sempre é difícil.

A 13ª edição do Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck contou com 572 inscrições, vindas de todo o território nacional. A qualidade do material enviado deu aos jurados a complicada tarefa de selecionar, analisar, argumentar, defender cada imagem e por fim decidir quais seriam as premiadas, além do grupo de imagens e fotógrafos que fariam parte da mostra.

_GUI9390

Nesse momento, entra em questão o poder de decisão e reflexão não apenas dos jurados mas também dos fotógrafos, que fizeram escolhas importantes ao definir suas obras. Enviar uma série de fotos ou imagens únicas? As imagens se adequam ao tema ? Que tipo de sentimento elas transmitem ? Funciona no papel ? Devo enviar uma, duas ou três fotos? Tudo colorido, tudo preto e branco, tudo junto e misturado ? São decisões que marcarão a trajetória desse material, da seleção pessoal ao veredito final, onde nem sempre o resultado almejado é que o alvo atingido.

A lista de selecionados da edição 2016 pode ser encontrada no site do Salão ou na página oficial no facebook. Os premiados serão conhecidos no dia 30 de Julho, durante a abertura da exposição.

_GUI9382-2

Na mesa de discussão Pedro Ferrarezzi, Denise Maher, Gabriela Galembeck, Gui Galembeck e Christian Camilo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *